A História dos Ursos no Brasil (com um foco carioca) - 1ª Parte

Por várias razões (já expostas), os ursos no Brasil sempre se utilizaram fortemente da Internet para se conhecer, encontrar e finalmente se organizar. Os canais gays do IRC foram o primeiro meio a ser usado intensamente. As pessoas se conheciam principalmente no #gaybrasil da Undernet, até o surgimento da primeira rede brasileira de IRC, a Brasirc, quando boa parte dos canais brasileiros da Undernet se mudaram para a nova rede.


Os freqüentadores desses canais começaram a organizar encontros (principalmente no Rio, São Paulo e Recife). Nestes encontros, ursos e admiradores entraram em contato e a perceberam seus claros interesses em comum que não eram partilhados por outros participantes dos canais gays. Dentro deste contexto, surgiu a primeira versão do site dos Ursos do Brasil (que durou de 1997 até meados de 1999), criado em São Paulo. O grande mérito do site foi divulgar o próprio conceito de “urso”, que não era muito conhecido na época, e serviu como um aglutinador de idéias, dando um propósito a aquela comunidade que começava a ganhar forma.


Logo, o canal #ursosdobrasil foi criado, e com ele o primeiro encontro de ursos do Brasil, em novembro de 1997, no Rio de Janeiro. O IRC continuou a ser o principal veículo de contato da comunidade, em nível nacional, mesmo após a divisão da rede brasileira em Brasirc e Brasnet. Os principais canais gays (#ursosdobrasil inclusive) tinham versões em ambas as redes, e o IRC continuou importante por vários anos até que outras ferramentas para comunidades (tais como o ICQ, o Messenger, o Orkut, o Yahoogroups, webchats, etc) o suplantaram em popularidade e facilidade de uso.


A partir deste primeiro encontro, realizado basicamente entre amigos, em um bar na orla carioca, os encontros de urso foram se tornando maiores e mais freqüentes e espalharam-se pelo Brasil. Logo, várias localidades no país (principalmente São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília) também tinham seu próprio encontro ursino e tanto o site dos Ursos do Brasil quanto o canal do IRC eram meios de divulgação e também de coordenação de um “movimento” ursino. Tornou-se comum (assim como hoje) que um membro dos ursos de um local conhecesse seus pares de outras cidades e visitasse seus encontros.


A partir de 1999, os encontros cariocas começam a ser realizados em boates (principalmente a @loka) e não mais apenas em bares (onde destacava-se o Queen Victoria). O motivo foi a procura por espaços maiores (já que os bares não tinham estrutura para receber com qualidade a todos) e também a mudança de perfil dos freqüentadores que queriam um ambiente mais fluido. Como o movimento crescia rapidamente, era difícil conhecer e apresentar todos os novatos em uma mesa de bar (mesmo quando fechávamos um andar inteiro). Muitos apareciam, mas eram tímidos demais para se apresentar aos outros, ou quando o faziam não havia um local adequado onde acomodá-los para que todos conversassem. Em uma boate, a música alta, a iluminação baixa e o clima de “azaração” contribuíam para que os novatos conhecessem o grupo sem chamar tanto a atenção e deixando que as simpatias e afinidades surgissem naturalmente.


Outra grande novidade de 1999 foi o surgimento de uma nova versão do site dos Ursos do Brasil (desta vez, no Rio de Janeiro), muito maior e mais completa que a original, que ajudou muito na divulgação e na organização dos eventos ursinos, até que esta saiu do ar (por falta de tempo dos autores) por volta de 2003. Este é o site dos Ursos do Brasil que a maioria das pessoas se lembra e que tentou realmente ser um portal de ligação de todos os eventos ursinos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário