Os Ursos no Brasil

Não são poucos os ursos brasileiros, mas eles são esparsos entre nossa imensa população. As barreiras do preconceito, dentro e fora da comunidade gay, sempre foram um forte inibidor para a formação de um embrião ursino nacional. Se organizar os gays já não é uma tarefa fácil, imagine organizar um sub-grupo desta comunidade.


A tarefa fica ainda mais árdua quando este grupo sofre com o preconceito dos próprios gays, por não se enquadrarem dentro dos padrões estéticos e de comportamento esperados entre homossexuais. Na era do culto ao corpo, do gay-fashion e da luta através da visibilidade, a postura ursina de valorizar o homem comum, o comportamento comum e discrição não é exatamente popular entre os gays. Pelo menos não entre os gays aparentes que acabam representando toda a imensa comunidade invisível que não tem interesse em mostrar a cara.


Por essas e por outras, o movimento ursino demorou mais de 10 anos para encontrar eco no Brasil. Foi em São Paulo que as primeiras tentativas, tímidas, se deram. Lá pelos idos de 96, um grupo de amigos criou o primeiro grupo bear brasileiro, os Sampa Bears. No entanto, sua divulgação era limitada e o grupo não cresceu muito.


Foi somente com o advento da internet que os ursos encontraram uma forma de catalisar os muitos admiradores e simpatizantes que se encontravam espalhados por todo o território nacional de forma eficiente, discreta e sutil. Com o surgimento da primeira versão do site dos Ursos do Brasil, em meados de 1997, iniciou-se a formação do que seriam os futuros grupos regionais de ursos no Brasil.


Em novembro de 1997, foi organizado o primeiro encontro dos Ursos do Brasil, no Rio de Janeiro. Alguns meses depois, São Paulo também organizou seu primeiro encontro, seguido de Brasília, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Salvador e outras.


Cada cidade tem sua própria organização e suas próprias particularidades sobre como são os encontros, onde se dão, sua periodicidade e etc. Em sua maioria, os encontros são divulgados no boca-a-boca e na Internet, e acabam sendo freqüentados basicamente por um grupo de amigos, sempre abertos a novas adesões.


Enfim, os ursos são tão plurais no Brasil quanto em outras partes do mundo. É um movimento espontâneo e não centralizado, embora haja contato entre os organizadores de cada cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário