IRIS: Mostra Internacional de Animação da Diversidade Sexual

A Íris é o evento oficial do "Cinema de Animação da Diversidade Sexual" no Brasil, que acontece uma vez ao ano. Esta segunda edição é composta por 60 filmes de animação, de curta e micro metragem, de 24 países diferentes e está dividido em 8 programas.

Cinco programas participam da Competição de Curtas: o Programa Boy Boy Boys reúne as animações que falam do universo masculino no primeiro encontro, futebol, sexo e luta livre. Urso, pavão, pingüim e outros bichos estão soltos no Programa Natureza Selvagem, certamente é o mais "animal" de todos os programas de filmes. Surpreenda-se com as emoções reveladas e descobertas dos filmes do Programa Revelação. O Programa Mulheres Super Poderosas tem filmes sobre mulheres que amam mulheres. O Programa Coisas de Diva fecha a competição de curtas com animações com conteúdo transanimado.

Três especiais completam a programação oficial de filmes. O Programa Especial Copia e Cola de Jonesy exibirá os filmes do diretor David Jones (Jonesy), mais conhecido como o artista Xerox, que utiliza a técnica de animação stopmotion com cópias, recortes e colagens de fotografias homoeróticas. No Programa Especial Descoberta estão os curtas premiados do animador brasileiro Alan Nóbrega. E atendendo aos pedidos, incluímos o Programa Especial Melhores de 2009, com as animações que arrasaram na edição passada da Mostra Íris.

no Rio de Janeiro
de 15 a 19 de Setembro de 2010
Sessões de 18h às 20h30  (Dia 18 e 19/09 tem sessões de 15h30 as 20h30)

no CCJF - Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 - Centro - Rio de Janeiro


em São Paulo
de 24 a 30 de Setembro de 2010
sessões as 20h e 21h30  (dia 30/09 tem sessões de 13h as 21h30)
no Reserva Cultural
Av. Paulista, 900, São Paulo

Ingresso para todas as sessões: R$15 e R$7,50 (meia)


A Mostra Íris é destinada a todos os simpatizantes do Cinema de Animação.